Baunilha (do castelhano vainilla, pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.
A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade V. planifolia, conhecida como baunilha “Madagáscar-Bourbon”, produzida numa pequena região de Madagáscar e na Indonésia.
A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens. Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu sabor, que o autor Frederic Rosengarten Jr. descreveu em The Book of Spices como “puro, apimentado, e delicado” e pelo seu aroma floral complexo descrito como um “bouquet peculiar”. É muito utilizada na culinária em tortas, bolos e sobremesas, na fabricação de perfumes, e na aromaterapia.
A Gastromundi utiliza a fava de baunilha em algumas de suas sobremesas, uma delas é o Parfait e Avelã com Chocolate Negro Cremoso
Autora: Marina Guedes

